Início » Noticia » Representantes do turismo paraense verificam obras do Terminal Hidroviário de Belém

Representantes do turismo paraense verificam obras do Terminal Hidroviário de Belém

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, e membros de várias entidades que compõem o setor turístico paraense, participaram na manhã desta segunda-feira (23), de uma visita técnica às obras do Terminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia Docas do Pará (CDP). O investimento de aproximadamente R$ 15 milhões vai beneficiar cerca de 70 mil passageiros por mês, principalmente, moradores das ilhas ao redor da capital paraense, principais usuários do transporte hidroviário, além de fortalecer o turismo para o Marajó.

A visita foi guiada pelo presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly. Ele detalhou que o terminal terá dois pavimentos, a parte inferior destinada para o desembarque e embarque de passageiros e o andar superior para os órgãos que atuam na fiscalização do transporte hidroviário, como Polícia Federal, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao todo, o terreno possui 4,8 mil metros quadrados, sendo 2,4 mil destinados para o terminal.

“Temos equipes se revezando nos trabalhos em três turnos. Nossa previsão de entrega do Terminal Hidroviário de Belém à população é dezembro deste ano ou até o dia 12 de janeiro, aniversário de Belém. É desejo do governador Simão Jatene, que este seja um espaço no mesmo padrão do modal aéreo, digno, refrigerado, com poltronas confortáveis, lanchonetes, farmácias e restaurantes, entre outros serviços, tornando este não apenas um ponto de passagem, mas um ambiente de lazer para nossa população. Ou seja, o Terminal Hidroviário de Belém terá o mesmo nível de conforto do Aeroporto Internacional de Belém”, explica Benassuly.

O projeto prevê ainda a construção de guichês para vendas de passagens, caixas eletrônicos, guarda-volumes, revistaria, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades, com postos de serviços como do Centro de Apoio ao Turista (CAT), Juizado de Menores, Delegacia de Imigração (Delemig), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e cooperativa de táxis.  O embarque, instalado em uma área de 442 metros quadrados e capacidade para 400 passageiros, será dotado de aparelhos como raio-x e scanner para bagagens, além de banheiros e lanchonete.

“Este é um equipamento que vai ter uma importância muito grande nesse processo de organização do turismo. A cada passo dado como este, nós avançamos no sentido de fortalecer o turismo como uma atividade econômica importante para o crescimento do estado”, afirma Adenauer Góes. “O propósito da visita aqui é justamente o setor vislumbrar como está o andamento do projeto, e até mesmo, apontar ou sugerir algumas possibilidades”, completa o titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Para o novo presidente da Paratur, Marcelo Mendes, a palavra chave é atratividade. “O que queremos é um turismo com valor de atração. E o investimento em infraestrutura e a promoção do turismo sob uma visão mercadológica são fundamentais para potencializar o turismo no estado”, disse ele.

O atual Terminal Hidroviário de Belém continua funcionando no Armazém 10 da CDP, em uma área útil de 950 metros quadrados. Atualmente atende as linhas que vão para a região do Marajó, Santarém, Baixo Amazonas, Manaus e Macapá.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

Fotos: Ascom Setur/Divulgação