Início >> Polo Marajó

Polo Marajó

O Polo Marajó é constituído dos dezesseis municípios que compõem a Região Marajó, sendo eles: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

Localizada ao norte do estado do Pará, a Ilha do Marajó é a maior ilha fluviomarítima (cercada por rio e mar) do mundo. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas, Pará e pela Baía do Marajó.

Dentre os principais atrativos, destacam-se as paisagens naturais com seus campos alagados, belas praias, rios piscosos (grande quantidade de peixes), rica fauna, trilhas ecológicas e fazendas centenárias de criação de búfalos. A cultura diversificada está presente nos grupos folclóricos, culinária típica, artesanato marajoara, arquitetura antiga e ruínas históricas. Essas características conferem ao arquipélago alternativas inesgotáveis na área do turismo. O Marajó é um dos mais importantes santuários ecológicos do planeta e, por essa razão, foi transformado em Área de Proteção Ambiental (APA).

Os municípios de Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras se constituem destinos consolidados da prática turística, apresentando potencialidades para o turismo de sol e praia, turismo rural e ecoturismo, por sua natureza exuberante, belas praias de água doce, produção de queijos e riquíssima cultura marajoara.

Inventário Turístico:

 

Cachoeira do Arari (Visualizar)

• Ponta de Pedras (Visualizar)

• Portel (Visualizar)

• Salvaterra (Visualizar)

• Soure (Visualizar)