Início >> Polo Belém

Polo Belém

O Polo Belém é constituído dos cinco municípios que compõem a Região Metropolitana, sendo eles: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará. Há também os distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro e a ilha de Cotijuba.

A oferta turística de Belém é composta de importantes símbolos de lazer, cultura e interação com o meio natural, com destaque para o parque naturalístico Mangal das Garças; o Complexo Feliz Lusitânia (Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra, Igreja de Santo Alexandre e Forte do Presépio); o Theatro da Paz; o complexo turístico-cultural Estação das Docas; o Espaço São José Liberto; o Museu Paraense Emílio Goeldi (referência internacional da biodiversidade amazônica); o Bosque Rodrigues Alves; e o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, um dos mais modernos do Brasil e que veio consolidar Belém como uma das cidades brasileiras mais procuradas para a realização de eventos. A oferta hoteleira vem se renovando e ampliando para atender às exigências do turismo de eventos.

Há também o Parque Estadual do Utinga, criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Além disso, o Parque do Utinga incentiva atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico.

O distrito de Mosqueiro é uma ilha localizada na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré.

O distrito de Icoaraci, também conhecido como a Vila Sorriso é um dos principais produtores de artesanato em cerâmica no Pará e destino certo para quem quer tomar água de coco na orla e conhecer os diversos restaurantes de culinária local, peixarias e bares da antiga na 1ª Rua.

O distrito de Outeiro oferece praias de água doce, como a Praia do Amor, Praia Grande e Praia da Brasília. Sua orla conta com várias barracas que servem frutos do mar e bebidas diversas.

Cotijuba significa “trilha dourada”, alusão às falésias que expõem a argila amarelada que compõe o solo da ilha. Em 1990, por meio de Lei Municipal, a ilha de Cotijuba foi transformada em Área de Proteção Ambiental, fato que obriga a preservação da fauna e flora e proíbe a circulação de veículos motorizados, exceto os de segurança e saúde. 

Rota Turística Belém-Bragança – um dos atrativos do Polo Belém é a rota turística em que o viajante pode conhecer um pouco da extinta Estrada de Ferro Belém-Bragança (1883-1965), que ligava a capital paraense à região nordeste do Estado. A estrada era utilizada para escoar a produção agrícola dos municípios do nordeste paraense, principalmente na época do Ciclo da Borracha. A ferrovia tinha início no Mercado de São Brás, em Belém, e seguia até Bragança em trilhos que cortavam 13 municípios paraenses em dois polos turísticos (Belém e Amazônia Atlântica).

No Polo Belém, a rota percorre os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Benevides. Os atrativos da rota: turismo histórico-cultural, manifestações religiosas, igarapés, trilhas, cerâmica, artesanato e balneários com infraestrutura de serviços.

 

 

Inventário Turístico:

Benevides (Visualizar)

• Marituba (Visualizar)

 Mosqueiro (Visualizar)