Início >> Noticia >> Setur faz inventários da oferta turística em Monte Alegre e Alenquer

Setur faz inventários da oferta turística em Monte Alegre e Alenquer

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) conclui pesquisa de campo, nesta sexta-feira (15), para elaboração dos inventários da oferta turística dos municípios de Alenquer e Monte Alegre, situados no Polo Tapajós. O objetivo é levantar dados e informações dos atrativos culturais e naturais, mapeando a área para o planejamento de ações, oportunidades e atração de investimentos, geração de negócios e renda, e o consequente aumento da permanência média do turista, a partir de uma rede de atrativos e serviços ofertados pelos municípios. A entrega do inventário ao município está programada para ocorrer até fevereiro de 2018.

O Inventário da Oferta Turística (IOT) consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços, equipamentos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o planejamento é a ferramenta necessária para saber o rumo que se deve tomar. “Através do planejamento podemos observar os pontos fortes e fracos, as necessidades dos municípios em todos os sentidos. O intuito é fazer do turismo uma atividade geradora de renda, melhorando as condições de vida e promovendo o desenvolvimento social sustentável”, disse. “A base da nova economia de mercado no mundo é o turismo. E é fácil entender o por que. Porque o turismo promove a circulação de pessoas e o fluxo de capitais”.

Com isso, a Setur por meio da Diretoria de Politicas para o Turismo (DPOT) e Coordenadoria de Estudos, Pesquisas, Estatística e Informação(CEPI) encerra o ano de 2017 entregando 14 inventários aos municípios de Bonito, Curuçá, Moju, Santa Luzia, Magalhães Barata, Maracanã, São Caetano, Portel, Ourém, Marapanim, Vigia, Salvaterra, Mocajuba e Belterra. O Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará da Setur tem como meta entregar mais de 100 inventários até 2020, contribuindo para o fortalecimento da gestão pública do turismo nos municípios.

Texto: Carolina Barbosa, sob a supervisão da Ascom Setur

Fotos: Ascom Setur/Divulgação