Início >> Noticia >> SETUR Edital Publico

SETUR Edital Publico

Editais da Setur contemplam eventos de turismo com apoio financeiro

O Diário Oficial do Estado publicou o aviso de dois editais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), na última terça-feira (22), que vão contemplar eventos de turismo com até 50 mil reais cada. Um dos editais se destina às Organizações da Sociedade Civil (OSC) e o outro para atender as demandas de prefeituras municipais paraenses interessadas na atividade turística como forma de captação de recursos e desenvolvimento econômico. Está previsto um orçamento no montante total de até meio milhão de reais para contemplar os eventos selecionados.

Para a Setur, o objetivo é garantir o acesso aos recursos públicos estaduais e fomentar eventos geradores de fluxos turísticos em solo paraense, além de apoiar ações de promoção realizadas fora do território estadual que sejam capazes de incrementar o fluxo turístico nas cidades do Estado.

As propostas devem ser nas áreas de Turismo de Natureza, Turismo de Esporte e Aventura, de Negócios, Evento Gastronômico e Cultural. Os projetos selecionados serão apoiados em um valor máximo de 50 mil reais cada. O recurso deverá ser empregado para custos de divulgação e estruturação do evento.

O Secretário Estadual de Turismo André Dias explica que a ideia é fomentar novos projetos turísticos no estado. “A idéia é democratizar o acesso aos recursos públicos, de forma transparente. Serão selecionados os eventos, de acordo com os critérios de pontuação definidos em edital, respeitando a atratividade turística para que a gente possa potencializá-los e transformar esses eventos para porte nacional e internacional”, explica ao secretário de Estado de Turismo, André Dias.

De acordo com o coordenador de Segmentação de Produtos Turísticos da Setur, Allyson Neri, esta necessidade de apoio a eventos, divulgação e estruturação era uma demanda já percebida pelo órgão. “Em poucos meses de gestão, o próprio secretário foi procurado por dezenas de municípios, empresários e organizadores buscando suporte para os seus eventos e atividades turísticas”, explica.

Bruno Ventura é condutor de turismo de aventura no Estado do Pará, ele revela que a região da Amazônia tem um grande potencial para explorar esse tipo de turismo que se divide basicamente em três áreas: Atividades aquáticas: canoagem, standup padle, surf da pororoca, mergulho e pesca esportiva. As terrestres: Pedalada, trilha e caminhadas de longo curso. E por último, as atividades aéreas como o arvorismo, slack line, rapel, tirolesa dentre outras. De acordo com Bruno ainda falta a capacitação de profissionais que trabalhem com este tipo turismo na região.

Dentre os itens de maior avaliação no edital estão: O plano de desenvolvimento do turismo local e regional, o alcance da divulgação e promoção que será feita do evento, a quantidade de edições do evento e ainda a realização nos períodos de baixa estação. As propostas devem ser submetidas até o dia 20 de novembro através do edital.eventos@setur.pa.gov.br.