Início » Noticia » Abertura da FITA 2022 tem apresentação artística e grande público

Abertura da FITA 2022 tem apresentação artística e grande público

A 10ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) foi aberta oficialmente na Estação das Docas com uma solenidade que fugiu aos padrões tradicionais: a cantora Keila Gentil comandou a apresentação artística de dançarinos com direito a techno melody, coreografias, espetáculo de luzes e aparelhagem que encantou o grande público que lotou o anfiteatro Maria Sylvia Nunes, na noite da quinta-feira (05).

Estudo de mercado do MTur apontou Belém e Santarém como tendências do turismo no ano de 2022

“A última FITA, realizada em novembro do ano passado, superou todas as nossas expectativas. Muitas conexões foram restabelecidas e novas surgiram, debatemos importantes temas e diversos negócios foram gerados a partir do evento, o que só confirmou para todos nós a relevância deste momento e reforçou a convicção de que estamos no caminho certo. Agora, com a décima edição da FITA, queremos dar um passo além, seguir avançando. Estamos respirando os ares da recuperação do turismo em todo o Brasil. De acordo com o IBGE, a receita nominal das atividades turísticas cresceu cerca de 48% nos últimos 12 meses”, afirma o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que é o destino anfitrião da FITA 2022, destacou a importância do evento para o setor, o estado e a região amazônica. “Estamos colocando a pauta do Turismo como prioridade. O Brasil quer conhecer a Amazônia, o estrangeiro quer conhecer a Amazônia. Quer conhecer nossa cultura, nossa música e quer provar nossa gastronomia. A FITA é para fomentar todo esse potencial e riqueza que nós temos no Tapajós, no Xingu, no Marajó, em todo o Pará e que precisamos mostrar ao mundo", comentou.

O Relatório de Tendências do Turismo para 2022, elaborado pelo Ministério do Turismo, aponta para o aumento da busca por atividades turísticas a céu aberto, em contato com a natureza, explorando conexões autênticas com culturas locais e desbravando destinos menos óbvios ou batidos. “Nem é preciso dizer que estamos no lugar certo para aproveitar as oportunidades que o mercado nos oferece: a Amazônia”, conclui André Dias

Este mesmo relatório, a partir da análise de 15 fontes de consulta, aponta dois destinos paraenses (Santarém, Destino Anfitrião desta edição da FITA, e Belém) entre os 25 destinos brasileiros que mais se destacaram nas listas de tendências para 2022, tanto no mercado nacional quanto no internacional.